quinta-feira, 20 de outubro de 2011

SEMANA NACIONAL DE COMBATE AO AVC

O Acidente Vascular Cerebral, também conhecido por derrame cerebral, é o problema de saúde que mais causa mortes no Brasil e também no Distrito Federal. Quando uma pessoa está tendo um AVC, um vaso sangüíneo do cérebro esta sendo obstruído ou rompido naquele momento, e uma parte do cérebro está por ser destruída.


No ano de 2006, a Organização Mundial da Saúde e a Federação Mundial de Neurologia proclamaram o dia 29 de outubro como dia mundial do AVC, com a missão de provocar engajamento dos profissionais de saúde e do público em geral na luta pela melhora das condições de tratamento e prevenção da doença. 
Nessa luta contra o AVC, seu papel é muito maior do que você imagina!
O AVC é mais comum entre as entre as pessoas que têm hipertensão arterial, diabetes, colesterol alto, doenças do coração e naqueles sedentários, que fumam e usam muito álcool. Calcula-se que o indivíduo que identifica e trata um desses fatores de risco reduz seu risco de AVC pela metade. Mais importante ainda é o fato que esse mesmo indivíduo que adota hábitos de vida saudáveis é capaz de influenciar as pessoas ao seu redor a assumirem também esses bons hábitos. Saúde é mesmo contagiante!
O acidente vascular cerebral é uma catástrofe que
tem tratamento e também pode ser prevenida 
Como identificar um AVC?
Toda vez que ocorrer algum destes sintomas, de forma REPENTINA:              
  • Fraqueza de um lado do corpo
  • Dormência de um lado do corpo
  • Dificuldade visual
  • Dificuldade para falar
  • Dor de cabeça muito forte nunca antes sentida
  • Incapacidade de se manter em pé
O que fazer diante de um sintoma suspeito?
Procurar imediatamente um serviço médico especializado, pois o tratamento na maioria das vezes só tem efeito se realizado nas primeiras horas após o início dos sintomas.
O tratamento precoce aumenta a chance de preservar aparte do cérebro que está para ser destruída, diminuindo assim as seqüelas tão temidas como paralisia e perda da fala, assim como o risco de morte.
O que fazer para evitar o AVC e outras doenças vasculares?
  • Prática de exercícios regulares;
  • Alimentação balanceada evitando o consumo excessivo de alimentos de origem animal (ex. carnes, ovos, leites e derivados);
  • Não fumar;
  • Evitar o excesso de álcool e o estresse;
  • Se tiver mais de 40 anos: realizar pelo menos uma vez por ano controle de pressão arterial, dosagem de glicose e colesterol no sangue;
  • Se tiver diagnóstico de hipertensão arterial, diabetes ou colesterol alto, ou qualquer doença do coração: acompanhamento médico freqüente para controle rígido destas condições.
                    
                    


FONTE: http://consciencianodiaadia.com/2009/10/13/dia-mundial-do-avc-%E2%80%93-29-de-outubro-essa-e-uma-campanha-que-cada-um-de-nos-tem-muito-a-ajudar/



2 comentários:

  1. O texto é de grande valia como fonte de conhecimento para identificação/prevenção mas acho importante empregar a nova nomenclatura(AVE) dessa forma iremos contribuir para propagação e consequentemente fixação da mesma.

    ResponderExcluir
  2. "O AVC (acidente vascular cerebral) tem vários nomes: o mais correto é AVE (acidente vascular encefálico), mas também pode ser chamado de infarto cerebral, isquemia cerebral, trombose cerebral ou o popular derrame cerebral." (http://jmarcosrs.wordpress.com/2011/03/08/avc-2/)

    AINDA NÃO EXISTE UM CONSENSO EM RELAÇÃO A ESSA NOMENCLATURA. DEVERIA SER AVE, MAS PARA FACILITAR O ENTENDIMENTO DA POPULAÇÃO, BEM COMO OS LEIGOS DA ÁREA DA SAÚDE ABORDEI O TEMA COMO AVC.

    O MAIS IMPORTANTE QUE ESSA DISCUSSÃO DE NOMENCLATURA É A MENSAGEM DO TEXTO!

    OBRIGADO

    UM ABRAÇO

    ResponderExcluir