segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Mantenha seu (sua) Filho(a) Seguro(a)

A cada cinco minutos, uma criança é vítima de acidente. 

Para ajudar a reduzir esta estatística, o Inmetro lança guia com orientações aos pais.

Acidentes com crianças representam 16% dos total registrado, conforme dados do Sistema de Monitoramento de Acidentes de Consumo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Todos os anos, no Brasil, mais de 100 mil crianças são hospitalizadas e 5 mil morrem devido a acidentes domésticos e/ou ocorridos em situação de rotina.

Uma boa notícia: estudos mostram que a maioria desses acidentes poderia ser evitada com ações de prevenção. Pensando nisso, o Inmetro, em parceria com a ONG Criança Segura, lançou a cartilha Segurança Infantil. A seguir, reproduzimos algumas das principais dicas de segurança passadas na cartilha. Ela pode ser acessada, na íntegra, no site www.inmetro.gov.br.

Cuidados essenciais

Tomadas

- Para evitar choques elétricos, cubra todas as tomadas que não estão em uso e não permita fios desencapados.

Móveis
- Mantenha os móveis longe de janelas e cortinas, para evitar quedas. Cuidado com quinas pontiagudas.

Janelas e varanda
- Instale grades ou redes de segurança em suas janelas e sacadas. Faça inspeções periódicas da tela e do sistema de fixação.

Cozinha
- Cuidado com objetos de vidro, cerâmicas e facas. Mantenha objetos cortantes bem guardados.

Fogão
- Use preferencialmente as bocas de trás do fogão. Mantenha sempre panelas quentes longe do alcance de crianças e com o cabo virado para dentro do fogão.

Mesa
- Não utilize toalhas por baixo de recipientes com alimentos e líquidos quentes, pois a criança pode puxar a toalha e derrubar o conteúdo sobre ela.

Vaso sanitário
- As crianças, especialmente as mais novas, podem se afogar em apenas 2,5 centímetros de água. Mantenha a tampa do vaso fechada e travada.

Produtos inflamáveis
- Mantenha fósforos, isqueiros e álcool fora do alcance das crianças. Fósforos e embalagens para álcool são certificados com base em Programas do Inmetro.

Armário
- Mantenha utensílios afiados, medicamentos, produtos de higiene e outros que ofereçam perigo de intoxicação fora do alcance de crianças e em armários trancados.

Baldes
- Esvazie todos os baldes e bacias e guarde-os virados para baixo.

Sacos plásticos
- Para evitar riscos de sufocação, mantenha sacos plásticos longe de crianças.

Piscina
- Crianças devem ser sempre supervisionadas por um adulto, quando próximas de uma piscina. Instale cercas de isolamento em todos os lados da piscina, com no mínimo 1,5 metro de altura, equipadas com portões e travas. No caso de piscina infantil, esvazie-a imediatamente após o uso. Ela deve ser guardada virada para baixo e fora do alcance das crianças.


Matéria publicada no Jornal de Santa Catarina - 07/11/2011

LINKS RELACIONADOS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário