sexta-feira, 14 de maio de 2010

Desenvolvimento Infantil



Caros amigos:
Navegando pela internet, encontram-se diversos assuntos, artigos e descrições relacionadas ao desenvolvimento infantil. Eu encontrei um site muito interessante, onde consta, de maneira sucinta, uma tabela com as etapas do desenvolvimento infantil dos 0 a 5 anos. Antes de apresentar-lhes tal tabela, gostaria de fazer algumas colocações:

1. Todos estas descrições relacionados ao desenvolvimento infantil, devem ser encarados como norteadores (guias) para o desenvolvimento neuro-psico-motor de seus filhos(as), e não como uma regra a ser seguida. Cada criança tem suas particularidades, tem seu organismo próprio, portanto tem seu tempo para se desenvolver.

2. As habilidades motoras que a criança pode adquirir, dependem de uma série de fatores, que interagindo entre eles, despertam na criança todas as suas potencialidades. Quanto melhor estimulado seu filho for, maior serão as suas possibilidades. Não significa que a criança deve ser submetida a estimulação constante, 24h por dia. É preferível uma estimulação de melhor qualidade, nos momentos mais adequados do que estimular-se de qualquer maneira e exageradamente, fazendo a criança irritar-se, ou tornar-se muito agitada.

3. O desenvolvimento neuro-psico-motor é constante e ininterrupto. Comumente, observo que muitos pais demonstram uma certa “ansiedade” que seu filho comece a andar, ou comece a falar as primeiras palavras. Como se ao adquirir estas habilidades a criança já estivesse “pronta”, ou seu desenvolvimento já estivesse encerrado. As habilidades, mesmo após serem adquiridas, vão sendo refinadas, aprimoradas e novas habilidades vão sendo inseridas. A todo o momento a criança está vivenciando novas experiências, novas sensações, observando as atitudes dos mais velhos, sempre explorando o que está a sua volta. Também é válido mencionar que aí se justifica a importância do exemplo que damos aos nossos filhos ou as crianças que estão a nossa volta.

4. Estejam sempre atentos ao desenvolvimento de seus filhos, netos, ou crianças próximas! Sempre que perceberem qualquer irregularidade ,ou tiverem alguma dúvida, consultem um profissional adequado. Existem diversos profissionais que podem prestar auxílio quando for necessário, entre eles: pediatra, fonoaudióloga, fisioterapeuta, pedagoga, psicóloga, psicopedagoga, terapeuta ocupacional, entre outros. Na dúvida, procure o médico de seu (sua) filho(a)!

Abaixo segue link onde encontra-se uma tabela sobre o desenvolvimento infantil, nos aspectos de motricidade, comportamento e fonoaudiologia:

http://www.estimulando.com.br/desenvolvimento.htm

Espero que seja útil!
Um Abraço

Gustavo Denti

Um comentário:

  1. Muito massa, Gustavo! Interessante acompanhar o desenvolvimento da criança, principalmente quando temos uma pra criar! hehehe
    Parabéns pela iniciativa!
    Abraço,
    Eduardo Voigt

    ResponderExcluir